zenah_adolescente

Adolescência

Afinal o que é a Adolescência? Apenas uma época de transição entre a infância e a idade adulta? Apenas uma faixa de idade cronológica que pelos padrões da OMS se inicia aos 10 e se estende até os 19 anos? Na verdade, a adolescência é tudo isso e muito mais, é uma fase de transformação física e psicológica, de amadurecimento e autoconhecimento.

É nessa fase que o corpo da mulher sofre as maiores alterações, fase na qual ocorre a puberdade. O corpo deixa de ter características infantis e passa a ganhar as formas do corpo de uma mulher. As mamas começam a crescer e tornam-se mais arredondadas, a cintura ganha forma, os quadris alargam e ocorre o “estirão do crescimento” (aquela famosa ‘espichada’). É claro que isso não ocorre de uma vez…. Há uma sequência de mudanças que são decorrentes da ação de uma série de hormônios que surgem nesse período.

Nas meninas a puberdade normalmente se inicia entre os 9 e 14 anos quando os primeiros sinais começam a aparecer…. Um discreto aumento na quantidade e espessura dos pelos pubianos, começam a surgir pelos nas axilas e surge o broto mamário. A seguir a velocidade de crescimento que antes girava em torno de 4 cm ao ano pode dobrar e chegar a 8 cm ao ano. Cerca de 2 anos após os primeiros sinais de puberdade é que ocorre a primeira menstruação (chamada de menarca). Mas as mudanças não acabam por aí…. As mamas continuam a se desenvolver, os quadris ficam mais largos e a cintura mais fina e, podem surgir também as indesejadas espinhas e cravos, decorrentes do aumento da oleosidade da pele.

É claro que todo esse processo vem acompanhado de um turbilhão de hormônios e, com isso, aquela famosa variação de humor que os pais muitas vezes não sabem bem como lidar!!! A adolescente geralmente também está passando por uma fase de adaptação social. É o ensino médio que se torna mais “puxado”, com maior carga horária, mais provas e matérias novas e difíceis. Festas e baladas são mais frequentes e começa a fase de “ficar” e até alguns namoros! Brigas e confusões entre colegas e amigos também acontecem! Às vezes é difícil encontrar seu lugar e “dar conta” de realizar todas essas tarefas.

São muitas as dúvidas que surgem nessa época… a menstruarão,  as cólicas, a famosa TPM, sexualidade, usar anticoncepcional? Tem que tomar vacina do HPV? Devemos nos preocupar com o nosso corpo? O que é normal? E o que, não é? Cada amiga conta uma história diferente e sempre tem aquela que se acha mais entendida de tudo!!!

É muito importante conversar com os pais a respeito dessas questões, mas as vezes o médico pode te ajudar a encontrar respostas a todas as dúvidas sem o constrangimento e a vergonha de perguntar para os familiares.

Primeira visita ao ginecologista

A primeira visita ao ginecologista é muito importante para a adolescente. Normalmente, a consulta acontece após o início das menstruações e o médico irá orientá-la sobre as alterações que estão ocorrendo com o seu corpo. O exame físico, motivo de ansiedade para as jovens pacientes, restringe-se à avaliação das mamas e dos órgãos genitais externos, e o toque vaginal poderá ser realizado apenas se a paciente já tiver iniciado atividade sexual. Durante a consulta o Ginecologista pode avaliar se o seu crescimento e se as fases de desenvolvimento das mamas e dos pelos pubianos estão adequadas para a sua faixa etária, se o padrão da menstruarão está normal ou quando investigar se há algo diferente. Às vezes podem ser necessários alguns exames diagnósticos como Raio X, exames de sangue e ultrassonografia. O ginecologista também é a pessoa mais adequada para esclarecer as dúvidas a respeito de sexo, métodos contraceptivos para evitar a gravidez e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST). Portanto, sempre é valido marcar uma consulta durante a puberdade, antes ou depois da primeira menstruação. O importante é não ter vergonha de tirar as dúvidas por mais bobas que elas possam parecer!

Menstruação

A menstruação é um processo normal e saudável na vida da mulher. Normalmente, a primeira menstruação, conhecida por menarca, ocorre entre 11 e 15 anos de idade. Considerando-se o intervalo entre o início de duas menstruações consecutivas o ciclo menstrual dura 28 a 30 dias e o período de sangramento varia de 2 a 5 dias. O fluxo menstrual, ou “sangramento” menstrual, é composto de água (80%), um pouco de sangue e endométrio, tecido que reveste internamente o útero.

Sexualidade

A puberdade é o período em que a adolescente começa a descobrir mudanças em seu corpo, pois seus ovários começam a funcionar e produzir hormônios. São esses hormônios que fazem com que o corpo mude e se assemelhe ao de um adulto, além de contribuírem para o despertar da sexualidade.

A sexualidade é extremamente importante para o desenvolvimento e bem estar de todos os seres humanos. Embora exista o receio de que as orientações sexuais possam estimular o início precoce da vida sexual, uma pesquisa feita nas últimas duas décadas mostrou que este tipo de iniciativa não aumentou a taxa de atividade sexual, mas aumentou o conhecimento sobre o comportamento sexual e suas conseqüências, possibilitando a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de eventuais gestações indesejadas. O médico ginecologista é um profissional que está habilitado para orientar as adolescentes nessa fase de turbulência e inquietações.