zenah_cirurgas

Cirurgia com Single-Port

A cirurgia por punção única umbilical, ou single port surgery, constitui alternativa para reduzir ainda mais a morbidade da cirurgia videolaparoscópica com múltiplas punções, além de associar benefícios cosméticos. O acesso à cavidade abdominal, por esta técnica, é feito através de incisão umbilical de aproximadamente 2,5 cm, pela qual são introduzidos, simultaneamente, ótica e instrumentos de manipulação cirúrgica.

Após treinamentos intensivos nos EUA e México, associados à realização de diversos procedimentos experimentais em animais, nosso grupo foi o pioneiro nessa técnica na Ginecologia Brasileira, realizando a primeira salpingectomia (retirada de trompas uterinas) com portal único no Brasil em abril de 2010, no Hospital das Clínicas em São Paulo (Acesse matéria)

Três semanas após, no mesmo hospital, a primeira mulher brasileira pode ter seu útero removido por essa técnica! Posteriormente, desenvolvemos um estudo comparando a laparoscopia feita com três ou quatro punções com a técnica de punção única (Acesse artigo).