zenah_ginecologia

HPV

HPV (Papiloma vírus humano) é um agente sexualmente transmitido que pode estar presente na vagina, vulva, colo do útero, pênis, ânus ou mucosa oral. Tratando-se de um vírus, muitas pessoas podem ser portadoras assintomáticas, sendo difícil saber qual a real prevalência dessa infecção. A manifestação clínica pode ser sob a forma de ardor vaginal intenso, principalmente durante as relações sexuais ou a presença de verrugas genitais. Alguns sorotipos mais agressivos, se não tratados adequadamente, podem originar lesões pré-malignas e até o câncer de colo de útero.

Os exames de rotina solicitados por seu ginecologista, colpocitologia oncótica (papanicolau) e colposcopia, ajudam no diagnóstico da doença. É possível determinar quais sorotipos estão presentes em cada paciente.

O tratamento pode ser feito no consultório através da aplicação local de substâncias ácidas ou cauterização, dependendo do local das lesões. Em alguns casos é necessário utilizar o LASER, principalmente quando as lesões estão espalhadas pelo colo do útero, vagina e vulva.